Blog da Biblioteca dr. Paulo Campos Guimarães - E.M. Francisco Campos-BH  
 
   
border=0
 
   Arquivos

 
border=0
   Categorias

 Todas as mensagens
 Citação
 PESQUISA ESCOLAR
 JORNAL
 ACONTECE NA ESCOLA
 NOVIDADES OU SUGESTÕES
 DATAS COMEMORATIVAS-CURIOSIDADES
border=0
Outros sites

 Comunidade da Escola no ORKUT
 DÚVIDAS? pergunte ao professor
 DICIONÁRIO on-line
 ENCICLOPÉDIA on-line
 TRADUTOR on-line
 RECREIO online
 MENINO MALUQUINHO
 DIVERTUDO
 SENNINHA
 MELECA
 CRIANÇAS- jogos
 CAMBITO - jogos
 CANAL KIDS
 KIDS
 DOBRADURA
 MINGAU DIGITAL
 Q DIVERTIDO
 HARRY POTTER
 ABOBRINHAS
 BARBIE
 DESCUBRA MINAS
 PBH
 BH-fotos panorâmicas
 BELO HORIZONTE.com
 PSIQUIATRIA NA WEB
 ENTRETENIMENTO JOVEM
 ADOLESCÊNCIA


Votação
Dê uma nota para meu blog



border=0
 

ACONTECE NA ESCOLA



 
 

3º Escola nas férias da EMFC

 

Veja mais sobre o evento clicando AQUI 

 



Escrito por Marli Gonçalves às 16:15:32
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

NOVIDADE NA BIBLIOTECA:

 

As pesquisas via Internet estão mais acessíveis: 

  •  Nossa biblioteca acaba de receber dois computadores novos para as consultas e pesquisas de nossos alunos.
  • Marque o seu horário com antecedência!


Escrito por Marli Gonçalves às 19:43:08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

PRESERVAÇÃO DE ACERVO 

A biblioteca da Escola Francisco Campos levou alguns alunos e as monitoras Vera, Bárbara e Daniela, da Escola Integrada, com a coordenadora Angela Duarte, para um curso de reparos em livros no Laboratório de Preservação de Acervo da Escola de Ciência da Informação, no Campus da Pampulha da UFMG.

 

Os aprendizes foram orientados pelas atenciosas Iara e Joice. No auditório assistiram a uma palestra sobre o início da utilização do papel pela humanidade e a fabricação de livros. Já no Laboratório foi ministrada uma aula de conservação e restauração de livros. Os participantes puderam observar alguns exemplares de livros antigos e atuais, tipos de estragos e materiais utilizados para restauração dos livros. Depois puseram a mão na massa, consertando alguns exemplares de livros estragados da nossa própria biblioteca, costurando, colando e prensando os mesmos. 

Ao final todos receberam um diploma de participação.

As técnicas aprendidas estão sendo repassadas para outros alunos e monitores da escola.

 



Escrito por Marli Gonçalves às 18:13:02
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]







 

DIVULGAÇÃO

FESTA DE 35 ANOS DA ESCOLA FRANCISCO CAMPOS É NOTÍCIA NO DOM (Diário Oficial do Município), NA INTRANET (Secretaria Municipal da Educação) E NO BLOG DA REGIONAL NORTE:

Clique e leia:

DOM

INTRANET

BLOG DA REGIONAL NORTE

Na foto, alunos das turmas 21A e 21B, das professoras Cida e Junia, apresentam um jogral em homenagem aos 35 anos da escola. Para ver mais fotos da festa clique AQUI ou AQUI


Escrito por Marli às 08:41:13
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






OS ALUNOS DA EMFC E O MEIO AMBIENTE:

- A biblioteca da EMFC está recolhendo pilhas e baterias de celular usadas que serão  encaminhadas para  reciclagem através do projeto PAPA-PILHAS do Banco Real. Com a divulgação dos perigos que estes materiais causam ao ambiente quando são depositadas em lixões e aterros sanitários, nossos alunos têm trazido para a biblioteca este material que até então não sabiam onde descartar. (as pilhas e baterias podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e animais).

- Alunos do primeiro turno aprendem a fazer a MOSQUITECA com as professoras. A mosquiteca (ou mosquitoeira, inventada pelo prof. Maulori Cabral, da UFRJ e divulgada pelo Jornal Bom dia/Rio e programa Mais Você) é uma armadilha caseira para capturar os ovos do mosquito da dengue. Feita de garrafa PET e outros materiais simples, a mosquiteca começa a se espalhar pela região da escola.
CLIQUE AQUI E VEJA O PASSO-A-PASSO: http://www.natalvoluntarios.org.br/noticias/dengue/mosquiteca.pdf

Fonte: http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL347258-9101,00.html e http://www.bancoreal.com.br/index_internas.htm?sUrl=http://www.bancoreal.com.br/sustentabilidade/o_que_fazemos/praticas_de_gestao/tpl_sustentabilidade_quefazemos_gestao_ecoeficiencia_papapilhas.shtm

- A aluna CAMILA EDUARDA, da turma 31C-manhã, criou um site sobre o Meio Ambiente:

http://www.freewebs.com/preservenossanatureza   

Vamos clicar e conhecer?



Escrito por Marli às 15:54:58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






BIBLIOTECA INFORMA:

PARA OS ADOLESCENTES, ESTE SITE TEM DICAS, ORIENTAÇÕES,  CURSOS E TUDO SOBRE INTERNET, COMO SER UM HACKER DO BEM E OUTRAS MARAVILHAS. CONHEÇA E SAIA DA MESMICE:

http://www.hackerteen.com.br/index.php

LEIA A CARTILHA DIÁLOGO VIRTUAL DO HACKER TEEN:

http://www.hackerteen.com.br/pdf/cartilha.pdf



Escrito por Marli às 10:21:33
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






ORIENTANDO AS CRIANÇAS NA INTERNET

Navegar na rede é parecido com andar pelas ruas da cidade:

Você vai encontrar muita gente legal, mas às vezes podem aparecer pessoas querendo fazer coisas ruins. Por isso, não fale com estranhos e evite situações desagradáveis. Caso sinta-se ameaçado, chame um parente, professor ou amigo adulto. Se você tem 11 anos ou menos, é melhor ter um adulto por perto, pelo menos em suas primeiras aventuras na rede...

PRIMEIROS PASSOS:

COMO ENTRAR NA INTERNET? - Você deve começar a navegar na Internet sempre com ajuda de um adulto, seja seu pai, mãe, professor ou amigo. Ele vai ajudar você a colocar seu computador na rede e abrir o programa navegador. Depois que ele fizer isso algumas vezes, você vai aprender a navegar sozinho. Mas só faça isso se o adulto deixar! Se ele combinar os sites que deve visitar, ou quanto tempo você pode gastar na Internet, respeite o acordo. Só assim você poderá continuar navegando sempre que for possível.

COMO NAVEGAR? - Para ir a um site, existem dois jeitos. Você pode escrever o nome dele na caixinha "Endereço" (Address, se seu programa for em inglês) e depois apertar o botão "Enter" no teclado. Ou então clicar o nome do site, que aparece escrito em alguma outra página da Internet. Peça ajuda a um adulto para ensinar como fazer essas coisas. Assim você vai poder entrar e sair dos sites que quiser.

COMO ENCONTRAR UM SITE OU FAZER UMA PESQUISA? - Comece indo até o Yahoo: (www.yahoo.com.br) ou google: (www.google.com.br ) e escreva a palavra que quer procurar ao lado do botão "Buscar" e clique no mouse com a seta nesse botão. Você vai ver uma lista com nomes de várias páginas. Clique no primeiro deles e veja se o site traz o que você procura. Caso contrário, clique o botão "Volta" (back, se seu programa for em inglês) do seu programa navegador, para retornar à lista. Clique o segundo nome da lista, e vá fazendo assim até achar alguma coisa interessante. Se você procura uma foto ou desenho, clique em "IMAGEM" escreva a palavra do que procura antes de clicar em pesquisar ou buscar. Você ainda poderá escolher se que imagem de qualquer tamanho ou pequena, média ou grande. Existem vários buscadores e sites legais para pesquisar. Prefira os sites governamentais .gov.br ou os .org.br e sites oficiais sobre os assuntos, pois nem tudo que está na Internet é válido. Tem muita coisa inútil também. Informe-se com um adulto sobre o site se vc estiver fazendo sua pesquisa escolar e se tiver dúvida sobre a veracidade do site.

Neste blog oferecemos vários de sites confiáveis de pesquisa. Confira!

Em breve publicaremos

"como fazer uma boa pesquisa na web".

COMO GUARDAR O ENDEREÇO DE UM SITE LEGAL? - Quando estiver em uma página legal, e quiser guardar o endereço para voltar depois, procure a palavra "Favoritos" ou "Marcador" no menu de seu programa navegador. É só clicar em "Favoritos" ou "Marcador", e depois em "Adicionar aos Favoritos", que o endereço da página será guardado. Depois, para achar esse endereço, clique novamente em "Favoritos" e você vai ver que o nome da página estará lá; aí, é só clicar nele que você volta ao endereço.

Agora que você está encantado com a Web, peça ao seu responsável para matriculá-lo num curso de digitação. Saber digitar bem é o primeiro passo e será sempre muito importante para tudo que vc quiser fazer num computador... até brincar na Internet!

Fonte. http://www.sescsp.com.br/sesc/hotsites/cyberkids/



Escrito por Marli às 13:19:40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






ORIENTAÇÃO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS:

  

 

Como pai  ou responsável, só você pode julgar o que é bom para seu filho na Internet. Aqui, vamos ajudá-lo a decidir o que suas crianças devem ou não devem fazer na grande rede. Lembre-se: evitar essa decisão significa decidir que essa responsabilidade não é sua! Saber usar a Internet será fundamental para qualquer adulto no século 21. E seu filho só aprenderá como fazê-lo de maneira segura contando com sua ajuda.

PRIMEIROS PASSOS:

 Antes de deixar seu filho navegando sozinho na Internet, siga passo a passo as instruções abaixo:

(1) Coloque o computador no lugar mais visível e movimentado de sua casa
(2) Estabeleça regras claras de como seus filhos devem usar a Internet
(3) No começo, navegue junto com as crianças
(4) Instrua seu filho a não fornecer informações ou preencher formulários sem a sua permissão
(5) Leia a política de privacidade do site, antes de permitir que seu filho preencha qualquer formulário
(6) Se seu filho quiser encontrar pessoalmente alguém que conheceu online, vá junto ao encontro
(7) Instrua as crianças a não responderem mensagens que as façam sentir-se desconfortáveis
(8) Informe seu provedor sobre qualquer situação ou conteúdo indevido que seu filho encontrar
(9) Estimule as crianças a dividir com você suas experiências e descobertas online

(10) Não proíba que seu filho use a Internet. Como tudo no mundo, ele terá que aprender é  "como e o quanto usar".

Links úteis

www.prdf.mpf.gov.br/prdc
Página da Campanha Contra a Pornografia Infanto-juvenil na Internet, promovida pela Procuradoria da República no Distrito Federal, Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público do DF, Divisão de Direitos Humanos do Departamento de Polícia Federal e pelos Provedores de Internet de Brasília.

www.abrapia.org.br
A ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência) é uma entidade brasileira dedicada à proteção de crianças e adolescentes e recebe denúncias de sites com conteúdo impróprio.

www.censura.com.br
Esse site promove campanhas e recebe denúncias contra a pedofilia e exploração infantil na Internet.

fonte: http://www.sescsp.com.br/sesc/hotsites/cyberkids/



Escrito por Marli às 13:18:15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






CONFIRA:

 A biblioteca renovou as assinaturas dos periódicos:

 Jornal Estado de Minas  /  Revista Veja   /  Gibis da Turma da Mônica. 

 Está acontecendo na Biblioteca uma exposição dos livros novos enviados pelo MEC, com grande variedade  temas.

 Os livros estarão disponíveis para empréstimos a partir do dia 14/05/2007. 

 Temos também outra exposição  dos livros de LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURA AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS para consulta, empréstimo e pesquisa.

A biblioteca convida alunos do turno da MANHÃ para se inscreverem no GRUPO DE TEATRO DA BB.   



Escrito por Marli às 12:16:51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
border=0