Blog da Biblioteca dr. Paulo Campos Guimarães - E.M. Francisco Campos-BH  
 
   
border=0
 
   Arquivos

 
border=0
   Categorias

 Todas as mensagens
 Citação
 PESQUISA ESCOLAR
 JORNAL
 ACONTECE NA ESCOLA
 NOVIDADES OU SUGESTÕES
 DATAS COMEMORATIVAS-CURIOSIDADES
border=0
Outros sites

 Comunidade da Escola no ORKUT
 DÚVIDAS? pergunte ao professor
 DICIONÁRIO on-line
 ENCICLOPÉDIA on-line
 TRADUTOR on-line
 RECREIO online
 MENINO MALUQUINHO
 DIVERTUDO
 SENNINHA
 MELECA
 CRIANÇAS- jogos
 CAMBITO - jogos
 CANAL KIDS
 KIDS
 DOBRADURA
 MINGAU DIGITAL
 Q DIVERTIDO
 HARRY POTTER
 ABOBRINHAS
 BARBIE
 DESCUBRA MINAS
 PBH
 BH-fotos panorâmicas
 BELO HORIZONTE.com
 PSIQUIATRIA NA WEB
 ENTRETENIMENTO JOVEM
 ADOLESCÊNCIA


Votação
Dê uma nota para meu blog



border=0
 

DATAS COMEMORATIVAS-CURIOSIDADES



 
 

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

 

Comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil na biblioteca:

alunos assistiram ao curta metragem Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore:

Alunos dos turnos da manhã e tarde comemoraram o DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL na biblioteca, assistindo ao curtametragem OS FANTÁSTICOS DISCOS VOADORES DO SR. MORRIS LESSMORE. Além do bate-papo sobre a mensagem do filme e a data comemorativa, os alunos conversaram sobre a importância do escritor Monteiro Lobato para a literatura infantil brasileira. Complementando os trabalhos, alguns alunos expressaram seus sentimentos desenhando ou escrevendo sobre a importância do livro em sua vida:



18 DE ABRIL:

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

EM HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE MONTEIRO LOBATO

 

         

     

VOCÊ SABIA QUE:

-José Bento Monteiro Lobato foi uma pessoa extremamente popular no Brasil, entre os anos de 1935 e 1948 (enquanto vivo) e que a sua popularidade, principalmente como autor de livros infantis, estendeu-se até boa parte da década de 50?

-Antes de Lobato todos os livros eram impressos em Portugal?

Com ele iniciou-se o movimento editorial brasileiro. A partir de então, implantou-se uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

- Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. 

-Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra:

O Sítio do Picapau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

-Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Picapau Amarelo e A Chave do Tamanho.

- Foi o autor que mais escreveu para crianças em todo o mundo, sendo a sua obra considerada a mais extensa de literatura infantil de que se tem notícia.

No periodo de 1925 a 1950, foram vendidos um milhão e meio de exemplares de seus livros. 

- Nesse período de aproximadamente 20 anos, pelo menos duas gerações de brasileiros (que hoje estão na faixa de 40 a 65 anos), leram a obra infantil de ML, editada aos milhões de exemplares.


Levando-se em consideração a época em que a mídia mais poderosa era o rádio, e não voltada ao público infantil, não existia televisão e eram poucas as opções de lazer, Lobato era um sucesso!


Fonte: Internet

http://www.suapesquisa.com/biografias/obras_monteiro_lobato.htm


http://almanaque.folha.uol.com.br/monteirolobato.htm



*****************************************************************************************************




VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA LEITURA?

  

 Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação,  a leitura: 

Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo. 
Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos. 
Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação. 
Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos
Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias… 
Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem. 
Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.

Por isso, a biblioteca da EMFC está a cada dia mais repleta de bons livros para todos os tipos de leitores...

Não existe quem não gosta de ler... existe quem não descobriu qual o tipo de leitura preferido. 

Venha descobrir o seu...

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml

Imagens da Internet


 



Escrito por Marli R. Gonçalves às 15:18:01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 

SIGNIFICADOS DA PÁSCOA, NO MURAL DE CURIOSIDADES DA BIBLIOTECA, por Flávia Lopes.

 



Escrito por Marli R. Gonçalves às 14:51:05
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

O NATAL PELO MUNDO

 

 

1.       Na Europa, antigamente, as pessoas deixavam a porta de casa aberta durante a noite para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia de Natal. Até hoje, a refeição é o momento de confraternização entre amigos e familiares. No Brasil, o prato mais tradicional é o peru assado.

2.      A criação da Missa do Galo é atribuída a São Francisco de Assis, que teria construído o primeiro presépio em 1224, na cidade de Greccio, na Itália. O ato era seguido de uma missa e, como os galos cantavam às primeiras horas da madrugada, o povo deu a essa celebração o nome de Missa do Galo. 

3.      Há uma lenda que diz que foi um galo que anunciou o nascimento de Cristo. O animal cantou exatamente à meia-noite de 24 de dezembro, horário e dia que o rebento nasceu. Em Portugal, Espanha e Brasil, havia o costume de levar um galo à missa. Se ele cantasse, era sinal de bom agouro para o próximo ano.

4.      A canção natalina Noite Feliz nasceu na Áustria, em 1818. O padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo órgão da igreja. Em suas peregrinações, começou a imaginar como teria sido a noite em Belém, fez anotações, e procurou o músico Franz Gruber para criar a melodia.

5.      A versão brasileira da canção também foi feita por um religioso: o Frei Pedro Sinzig. Também nascido na Áustria, em 1876, veio morar na cidade de Salvador, na Bahia, em 1893. O frei naturalizou-se brasileiro em 1898 e se destacou como um grande incentivador da música religiosa no país. 

6.      A maioria das versões sobre a procedência da árvore de Natal indica a Alemanha como seu país de origem. A mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero. Ele montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa, para mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo. 

7.      Outra versão atribui a criação ao anglo-saxão Vilfrido. Ele teria ido pregar o cristianismo na Alemanha e teria usado a figura triangular de um pinheiro para explicar a Santíssima Trindade. A partir de então, a árvore passou a ser reverenciada como uma planta divina. 

8.      A tradição de relacionar árvores a divindidades vem da mitologia grega. As plantas, para o gregos, intermediavam o céu e a terra e simbolizavam a evolução e a elevação do homem. O carvalho homenageava Júpiter; a oliveira, a deusa Minerva; e a videira, o deus Baco. Para os chineses, o pinheiro significa longa vida.

9.      Já na Roma antiga, existia o costume de pendurar máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de Saturnália, que coincidia com o nosso Natal. Na Europa, durante o século 12, havia a tradição de pendurar um pinheiro no teto das casas, de ponta-cabeça, como símbolo da fé cristã. 

10.   Foram os ingleses quem popularizaram a árvore de Natal. Eles tomaram contato com a tradição por volta de 1850. Quando o príncipe Albert se casou com a rainha Vitória, ela começou a montar árvores majestosas em sua residência de férias na ilha de Wight. A população passou a imitá-los.

11.  No Brasil, o Natal se manifesta de forma diferente nas várias regiões. No nordeste, nesta época, encena-se a Chegança, a luta entre cristãos e mouros que ocorria durante a Idade Média. Na Paraíba, a chegança recebeu o nome de “barca”. 

12.  No nordeste também são encenados os Autos dos Quilombos. Com danças e cânticos, procura-se reconstituir os quilombos, núcleos povoados por escravos fugitivos no século XVII. São representadas duas guerrilhas: uma de índios, outra de negros aquilombados. 

13.  No Pará, existe uma tradição chamada Círio de Nazaré, que consiste em uma procissão realizada no segundo domingo de outubro, na capital Belém, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Os paraenses dão a ele uma importância equivalente à do Natal. Preparam ceia com pratos típicos e trocam presentes. 

14.  Os fandangos são danças rurais regionais, divididas em dois grupos: as batidas, apresentadas só por homens sapateando forte; e as valsadas (ou bailadas), em que casais arrastam os pés no chão. São representados na época do Natal. No Sul e no Sudeste, recebe o nome de marujada. 

15.  Durante a Folia de Reis, homens caracterizados de Reis Magos saem pelas ruas das cidades do interior de todo o país e param nas casas onde há presépios. Cantam, dançam e abençoam a família com uma bandeira que representa o anúncio do nascimento de Jesus. 

16.  Em países africanos, acontece no Natal uma cerimônia chamada Kwanzaa para agradecer a boa colheita. Na ocasião, acende-se uma vela para cada um dos 7 princípios necessários para o sucesso: união, auto-determinação, trabalho coletivo e responsabilidade, economia cooperativa, propósito, criatividade e fé. 

17.  Na Alemanha, quatro domingos antes do Natal, as famílias mantêm a tradição de fazer a Coroa do Advento, formada por quatro velas. A cada domingo, uma vela é acesa. A árvore é decorada com os pfefferkuchen, bolachinhas recobertas de glacê colorido. 

18.  Em Bangladesh, os cristãos plantam bananeiras para decorar a entrada de casas e de igrejas. Fazem arcos utilizando folhas das bananeiras e pedaços de bambu. Depois, colocam óleo e “forram” as paredes das casas, de modo que elas fiquem cheias luz.

19.  Na Bélgica, São Nicolau (como Papai Noel é conhecido por lá) visita a casa das crianças para saber quem se comportou direitinho. Dois dias depois, ele volta para pôr presentes em cestinhas que meninos e meninas deixaram perto da porta. Algumas crianças colocam junto cenouras para alimentar as renas de Papai Noel.

20.   Na China, são montadas árvores artificiais nas casas, decorando-as com enfeites feitos de papel, como flores e lanterninhas. As crianças penduram meias na sala e ficam à espera de Papai Noel, que é chamado de Dun Che Lao Ren (“Homem velho do Natal”, em chinês).

 

   Fonte: 

 http://www.historiadigital.org/curiosidades/25-curiosidades-sobre-a-historia-do-natal/natal/

 

 



Escrito por Marli R. Gonçalves às 15:08:17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

15 de novembro: Proclamação da República

A Proclamação da República foi o momento em que o regime republicano foi instalado no Brasil, derrubando a monarquia e o fim da soberania de Dom Pedro II.

Ela  ocorreu na manhã do dia 15 de novembro de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra na cidade do Rio de Janeiro, antiga capital do império, e declarou o fim do período imperial no Brasil e o início do período republicano. 

Origem da Proclamação da República

Durante a Guerra do Paraguai, os militares brasileiros acabaram tendo contato com combatentes de outros países, o que os levou a aprofundar o conhecimento em outros regimes políticos. Então, os militares começaram a criar um interesse muito grande pelo ideal republicano e a Guerra só evidenciou o quanto suas carreiras eram desvalorizadas, pois não tinham autonomia nenhuma, uma vez que eram comandados pelo Imperador.

fonte: http://www.calendarr.com/brasil/proclamacao-da-republica/

imagem: Internet



Escrito por Marli R. Gonçalves às 13:45:45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

 

O dia nacional do livro é comemorada em 29 de outubro em homenagem a fundação da Biblioteca Nacional em 1810. 

Você sabia que na Idade Média os livros eram feitos a mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos? Um livro pequeno levava meses para ficar pronto. Imaginem só se não tivéssemos todos os recursos avançados que temos hoje para produzir os livros? Com toda a tecnologia que temos hoje, por maiores que sejam eles ficam prontos rapidamente. 

O livro é um meio muito importante para adquirir conhecimento, e contribuir com o desenvolvimento da nossa linguagem e escrita. Além de ser muito gostoso ler!

Hoje temos livros de todos os temas, assuntos, histórias, e idades.

Escolha o seu preferido e comemore esta data, lendo um bom livro!

 

Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/29-outubro-dia-do-livro.html

Imagem: Google

 

 



Escrito por Marli R. Gonçalves às 21:10:47
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

7 DE JANEIRO: DIA DO LEITOR

 

LEITOR é aquela pessoa que descobre que pode adquirir conhecimento e sabedoria se divertindo!

Ler pode parecer um ato solitário,  mas ao contrário: O livro é uma das melhores companhias que se pode ter:

Ele te acompanha em qualquer lugar e em todas as horas.

Existe um livro para cada ocasião e para cada tipo de leitor.



LEITOR DA BIBLIOTECA DR. PAULO CAMPOS GUIMARÃES: PARABÉNS PELO SEU DIA!

 



Escrito por Marli Gonçalves às 17:08:57
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






  

O PRESÉPIO DE NATAL

O presépio é uma montagem com peças que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

             

Exemplo de presépio napolitano                    Presépio do Pipiripau - Belo Horizonte                             Presépio artesanal 

Origem 
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

 

Para saber mais sobre PRESÉPIOS DE NATAL  leia em:  http://www.portaldafamilia.org/datas/natal/presepio.shtml

Aprenda a fazer um presépio artesanal:  http://www.ideiasambientais.com.pt/artigos/presepio.pdf

 

Fonte: http://www.suapesquisa.com/natal/presepio_natal.htm

 

A BIBLIOTECA DA EMFC  ESPERA QUE SEUS DESEJOS SE REALIZEM E QUE VOCÊ NUNCA DEIXE DE SONHAR...

... E QUE BOAS SURPRESAS ACONTEÇAM SEMPRE!!!



Escrito por Marli Gonçalves às 12:26:34
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 

 29 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DO LIVRO

- Você sabe porque comemoramos o Dia Nacional do Livro em 29 de outubro?

Foi nesse dia, em 1810 que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a nossa Biblioteca Nacional na cidade do Rio de Janeiro.

- Você sabia que na Idade Média os livros eram feitos à mão e eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar todos os textos? Eles eram chamados de copistas.

Um livro pequeno levava meses para ficar pronto. Imagine só se não tivéssemos todos os recursos avançados que temos hoje para produzir os livros?

Felizmente, com toda a tecnologia que temos, por maiores que sejam, os livros agora ficam prontos rapidamente. 

O livro é um meio muito importante para adquirir conhecimento e contribui para o desenvolvimento da nossa linguagem e escrita (além de ser muito gostoso ler!!!).
Hoje temos livros de todos os temas, assuntos, histórias e também para todas as idades.

 

Visite uma biblioteca, escolha o seu preferido e comemore a data lendo um bom livro!

 

Para saber mais sobre livros, assista aos filmes:

KIKA: De onde vem o livro?

 

Cuidados com o livro

 

A menina que odiava livros


Fonte:

http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/texto.asp?id=557

 



Escrito por Marli Gonçalves às 22:08:08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

31 de outubro - DIA DO HALLOWEEN OU DIA DO SACI?

 

O Halloween é uma festa celebrada em vários países ocidentais, principalmente nos Estados Unidos, onde a festa chegou através dos imigrantes  irlandeses em meados do século XIX.

Acontece todo ano, no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.

A origem do Dia das Bruxas -  A história desta comemoração tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do  verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.

Para assustar estes fantasmas, os povos celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados em 2 de novembro.

Símbolos e Tradições - Como tem relação com a morte, são símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos pretos e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças, transformaram a festa numa gostosa brincadeira e participam 
 usando fantasias assustadoras: de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura” e terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil - No Brasil, a comemoração desta data vem chegando através da  influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, numa forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore  que deveria ser mais valorizado.

Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuíndo a influência do cultura norte-americana em nosso país. 

Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

 



Escrito por Marli Gonçalves às 11:22:26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

15 DE OUTUBRO - DIA DOS PROFESSORES

 

 



Escrito por Marli Gonçalves às 17:40:54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

12 DE OUTUBRO - DIA DAS CRIANÇAS

 

Como surgiu o Dia da Criança

 


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em outros países

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!

Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Fonte: Portal da Família: http://www.portaldafamilia.org/datas/criancas/origemdcriancas.shtml



Escrito por Marli Gonçalves às 17:23:30
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

Dia dos pais

 

 

Dia dos pais




O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. 
Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.


Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai.

O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional.

Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto.

A criação da data é atribuída ao publicitário Sílvio Bhering, em meados da década de 5, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que tambem se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica).


Disponível em:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Pais Acessado em 3/08/2011

 

 



Escrito por Marli Gonçalves às 23:18:06
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

CORPUS CHRISTI

 

Feriado de CORPUS CHRISTI: você sabe o que é?

 

  Expressão latina que significa Corpo de Cristo,  é uma festa que celebra solenemente o mistério da Eucaristia: o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Saiba mais  em:

http://www.bethynha.com.br/corpus.htm



Escrito por Marli Gonçalves às 10:46:10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






 
 

COMEMORAÇÕES EM JUNHO

 

Festa Junina 

Quando chega o mês de junho, todo mundo se alegra: é tempo de Festa!

São João vem aí e com ele chegam as barraquinhas,  os jogos, a canjica e o quentão...

Vamos preparar os vestidos rodados, os chapéus de palha e as bandeirinhas!!!

Juntemos os amigos para dançar quadrilha e acender a fogueira!

É tempo de nos fartar de comer pipoca, cocada e pé-de-moleque.

VIVA SÃO JOÃO!

SAIBA TUDO SOBRE O TEMA, CLICANDO EM:

 Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/junina.htm 



Escrito por Marli Gonçalves às 20:42:52
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]







 

Para completar o homem
Deus a fez mulher
Mas para participar do milagre da vida
Deus a fez mãe
Para liderar uma casa
Deus a fez mulher
Mas para edificar um lar
Deus a fez mãe
Para estudar,trabalhar e competir
Deus a fez mulher
Mas para guiar a criança insegura
Deus a fez mãe
Para os desafios da sociedade
Deus a fez mulher
Mas para o amor,a ternura e o carinho
Deus a fez mãe
Para fazer qualquer trabalho
Deus a fez mulher
Mas para embalar um berço e construir um caráter
Deus a fez mãe
Para ser princesa
Deus a fez mulher
Para ser rainha
Deus a fez mãe...


Feliz dia das mães!!!


 

 

 



Escrito por Marli às 12:25:38
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]






[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
border=0